domingo, 19 de outubro de 2008

Curiosidades filatélicas

Os primeiros selos a serem emitidos não eram denteados. a tesoura encarregava-se desse serviço com as imperfeições do corte que a urgência de cada um impunha.
Cabe a Henry Archer o primeiro, com a sua máquina de picotar, a fazer experiências por volta do ano de 1847 no conhecido selo de "Penny Black" e a fazer circular os primeiros selos picotados. São verdadeiras raridades e uma grande inovação para a época.
O tamanho dos selos é variável. dos maiores selos do mundo podemos destacar uma edição chinesa que circulou entre 1914/1916. A edição destinava-se a duas funções simultaneamente, a de franquia postal e como etiqueta para encomendas expressas. Media sete centímetros de largura e onze centímetros de altura.
Dentro dos selos enormes é pioneiro os Estados unidos da América Norte, com a edição de quatro selos em 1865. Estes exemplares mediam cinco centímetros de largura e dez centímetros de altura e destinavam-se aos editores para enviarem os jornais pelo correio.
Dos selos mais pequenos será o selo de um centímetro de lado emitido em 1863 pelo estado colombiano.
No formato dos selos também encontramos muitas curiosidades. o primeiro selo triangular foi emitido em 1853 pela colónia inglesa do cabo da Boa Esperança.
Os selos hexagonais podemos encontrá-los pela primeira vez numa emissão da Bélgica em 1866.
À Serra Leoa é atribuído a emissão do primeiro selo circular no ano de 1966. Há noticia, no entanto de que em 1858 na Moldávia circularam alguns selos circulares recortados à mão por algumas agências deste principado romeno.

Sem comentários: