sábado, 18 de outubro de 2008

Assim nasceu a filatelia

Numa estalagem dos lagos escoceses, Rowland Hill, sensibilizou-se pela atitude de uma pobre empregada, ao devolver tristemente a carta do seu namorado ao carteiro, alegando não ter dinheiro para pagar os portes.
Compadecido, Rowland Hill prontificou-se a pagar os portes desta carta. A empregada negou firmemente a aceitar e retirou-se chorosa.
Mais tarde vem a saber que a dita carta apenas continha uma folha de de papel em branco e que ao reconhecer a letra do seu namorado, este estaria de boa saúde e fiel ao seu amor.
Era assim nesse tempo. Quem recebia a correspondência é quem pagava os portes das mesmas. O estratagema da empregada contada nesta história permitia-lhe a troca gratuita de mensagens. Aliás muitas pessoas da época usavam processos semelhantes para trocar correspondência, bastando para isso a colocação de um sinal exterior nas cartas, o que originava enormes prejuízos nos serviços dos correios da época.
Rowland Hill, considerado o " Pai da Filatelia" , com a sua diplomacia, vem propor à coroa britânica mudanças significativas do sistema vigente baseado em dois principios: redução dos portes e estes pagos pelo remetente.
A ideia que hoje parece óbvia de quem envia uma carta tem de pagar os portes, não o era nessa época. Aceite esta proposta, são criadas as primeiras franquias com a efígie da rainha Vitória. Na data histórica de 6 de maio de 1840 são postos à venda os primeiros selos ingleses e os primeiros do mundo. Tinha nascido a filatelia.
Três anos mais tarde ne Primavera de 1843 foi a vez do Cantão de Zurique de emitir dois selos. O Brasil foi o terceiro país do mundo a emitir selos em Agosto de 1843 no tempo do Imperador D. Pedro ll . São conhecidos estes selos por "olho de boi" . Em Portugal os selos surgiram no reinado de D. Maria ll em 1 de Jilho de 1853, sendo 0 44º país a aderir ao novo sistema.
O selo postal criado para evitar a fraude no pagamento do transporte de correspondência, com o decorrer do tempo tem alimentado uma florescente e salutar actividade de coleccionismo.
Desde muito cedo as pessoas começaram por se interessar em reunir estes pedacinhos de papel colorido ordenando-os por paises e cronologicamente. É a chamada filatelia tradicional que nos primeiros anos foi a única forma de coleccionar.
Com o tempo as autoridades postais começaram a mostrar no motivo dos selos as imagens dos seus paises, da sua história, da sua fauna, flora,etc.. Tinha nascido a filatelia temática, pela qual o coleccionador começou a montar a sua colecção seguindo apenas um tema escolhido. Qualquer que seja o tema escolhido, o filatelista consegue encontrar sempre nos motivos dos selos a documentação necessária ao desenvolver o tema pretendido.
Nos nossos dias há outras formas de montar uma colecção, cujas regras são aceites mundialmente.
A filatelia permite-nos um conhecimento mais profundo domundo em que vivemos. Ninguém se terá amargurado do tempo que dedicou a este passatempo. muitas são as amizades que se podem criar com as trocas filaélicas. Da filatelia vem também o gosto pelo saber. Ele porém resulta do labor de uma colecção.
Rui P. Carvalho

1 comentário:

João Paulo Simões disse...

Tive conhecimento deste Blogue através do boletim "O Coleccionador", nunca pensando que era do Amigo Rui Pais de Carvalho.
Excelente iniciativa, mais uma a juntar a tantas outras por si já feitas.
Nunca é demais salientar a importância e interligação entre a Filatelia e a Internet. Por isso caro Amigo, parabéns por mais esta forma de repesentar a Filatelia ao Mundo!

Abraços