domingo, 6 de dezembro de 2009

Coleccionar programas de cinema.


Hoje é possível reconstruir toda a história do cinema da Pampilhosa através de uma uma fabulosa colecção de programas de cinema de que é proprietário O Grémio de Instrução e Recreio, também conhecido pelo Cinema de Pampilhosa.

Grémio de Instrução e Recreio talvez um nome já fora de uso é no entanto a mais antiga Associação do concelho da Mealhada, fundada a 5 de Abril de 1906. Por curiosidade, uma escritura desta associação foi realizada em escritório não fazer Chefe dos Caminhos de Ferro da Beira Alta tendão como notário Francisco Vasconcellos, Deslocando-se este a pé da Mealhada.

Por esta sala de espectáculos passaram ao longo de dezenas de anos grandes companhias de teatro nacionais, para além de grupos de teatro locais. Uma actividade notável, cuja memória é necessário não esquecer.

A formação em 1924 de uma empresa Cinematográfica, veio alterar o modo de Utilização da sala, sendo o cinema uma grande novidade, actividade que só terminaria em 1987 mas nunca deixando que o espaço fosse utilizado por várias manifestações culturais.

A colecção de programas de cinema de que esta associação é proprietária é do melhor que existe No nosso País ". Tudo isto é possível graças à paciência e organização dos Dirigentes desta Empresa Cinematográfica.

O primeiro programa data de 23 de Novembro de 1924 e pelo seu simbolismo O Consideramos ser o mais significativo. Deste programa que inaugura o " Cinematógrafo Elécrico"da Pampilhosa, anuncia uma exibição de oito filmes soberbos e deles destacamos" Beleza angelical ", filme que marca o inicio da projecção de filmes nesta localidade. Tudo isto no tempo do cinema mudo. táctil O tamanho era apenas fazer de 3m por 2, 4m isto, mas não impediu de encher uma sala. Os mais populares eram bilhetes de apenas oitenta centavos. O fornecimento de energia eléctrica era feito a partir da Cerâmica Mourão Teixeira Lopes, já que nos primeiros anos era uma iluminação a gás, produzido nas instalações próprias.

O programa de 5 de Julho de 1925 promete um espectáculo com uma sensacional exibição de dois filmes, "Aviso na porta" e "Lágrimas de cavalo", anunciando a inauguração de uma magnífica máquina Cinematográfica, Último modelo da "Casa Pathé"Com garantia da Supressão trepidação da absoluta e uma projecção nítida. Um verdadeiro sucesso.

Da consulta de todos estes programas em 1927 poderemos assinalar uma inauguração de uma grafonola " Pathé"Que som podia dar à exibição dos filmes e entreter o público durante os intervalos, assim como uma inauguração de um auto-piano, no ano seguinte para os mesmos fins.

A 3 de Maio de 1931 chega finalmente o cinema sonoro à Pampilhosa, com uma exibição de filmes "Broadway". Este programa promete uma inauguração sensacional, uma grande festa e grande arte.

Esta empresa Cinematográfica levou o cinema a outras localidades. Em 1933 o cinema sonoro leva ao antigo Teatro da Mealhada assim como ao Teatro Avenida do Luso em 1935 e ao Teatro de Anadia. Em 1938 inicia as exibições não Casino da Curia. Todo o equipamento necessário era transportado por esta empresa. Estas exibições prolongaram-se por alguns anos.

No ano de 1964 chega o " Cinemascop".

Termina esta empresa como exibições de filmes no ano de 1986. Pela sala do CINE-Teatro da Pampilhosa algumas passaram Centenas de filmes. A idéia de nunca deitar fora os programas sendo p sobravam que torna esta colecção muito completa, possível através dela contar a história do cinema exibido nesta localidade.

Esta colecção é um dos exemplos que temos na vila da Pampilhosa. É preciso não esquecer esta memória.

Coleccionar é um acto de cultura.

Rui P. Carvalho



Sem comentários: